Mundo

Choques com forças curdo-iraquianas matam 20 jihadistas

Há cinco dias, pelo menos 87 combatentes jihadistas morreram em bombardeios da coalizão internacional e em confrontos com forças curdas e com Exército iraquiano


	Civis se retiram de Sinjar: região é palco frequente de confrontos entre jihadistas e curdos
 (Rodi Said/Reuters)

Civis se retiram de Sinjar: região é palco frequente de confrontos entre jihadistas e curdos (Rodi Said/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 15h04.

Mossul (Iraque) - Pelo menos 20 membros do grupo Estado Islâmico (EI) morreram nesta sexta-feira em choques com as forças curdas "peshmergas", que enfrentaram uma ofensiva dos jihadistas contra a cidade de Sinjar, no norte do Iraque.

Um responsável das forças de Proteção de Sinjar, Dawoud Jundi Calu, explicou à Agência Efe que estes combates, que duraram duas horas, também feriram quatro "peshmergas" na área de Al Rushlat.

Calu acrescentou que o mau tempo impediu a intervenção hoje dos aviões da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos.

Sinjar, situada a 120 quilômetros a oeste da cidade de Mossul, é palco frequente de confrontos entre jihadistas e curdos, que no dia 19 de dezembro conseguiu romper o cerca imposto pelo EI ao monte Sinjar e começaram a retirar os civis ali cercados durante quatro meses.

Há cinco dias, pelo menos 87 combatentes jihadistas morreram em bombardeios da coalizão internacional e em confrontos com as forças curdas e o Exército iraquiano perto de Mossul, pelas mãos do EI desde junho.

O Iraque vive desde junho passado uma dura luta contra o EI, que proclamou um califado em regiões desse país e da Síria sob seu controle.

Segundo dados do governo iraquiano, mais de 15 mil pessoas morreram e outras 22 mil ficaram feridas por causa dos ataques terroristas e outros atos de violência no país em 2014.

Em outro caso, nesta sexta-feira 23 jihadistas do grupo EI e oito milicianos curdos-sírios morreram em combates em várias regiões da cidade de Kobani, no norte da Síria e fronteira com a Turquia, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismoMortesSunitasViolência política

Mais de Mundo

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta

Em alerta ao Irã, EUA aumentam a presença militar no Oriente Médio