USS Fitzgerald: o destroier não corre perigo de naufrágio, mas não pode navegar sozinho (Courtesy of U.S. Navy/Mass Communication Specialist Seaman David Flewellyn/Handout/Reuters)
Reuters
Publicado em 16 de junho de 2017 às 19h58.
Última atualização em 16 de junho de 2017 às 21h55.
Washington/Tóquio - A Marinha dos Estados Unidos informou nesta sexta-feira que um de seus contratorpedeiros colidiu no meio da noite com um navio mercante com bandeira das Filipinas a sudoeste de Yokosuka, e a guarda costeira do Japão informou que sete tripulantes norte-americanos estavam desaparecidos.
Em comunicado, a Marinha informou que o USS Fitzgerald colidiu um com navio mercante por volta das 2h30, no horário local, a cerca de 56 milhas náuticas a sudoeste de Yokosuka, em um raro incidente em águas com tráfego intenso.
Uma autoridade norte-americana disse à Reuters que o Fitzgerald ainda estava fazendo a contagem de todo o pessoal e não podia confirmar se havia desaparecidos.
A Marinha dos EUA informou que um marinheiro ferido seria retirado por um helicóptero da guarda costeira japonesa.
Informou ainda que o destróier sofreu algumas inundações e que a extensão completa dos danos ao navio estavam sendo determinados.
O Fitzgerald estava operando com potência própria, "embora a propulsão seja limitada".
"O USS Fitzgerald sofreu danos em seu lado estibordo acima e abaixo da linha da água", informou a Marinha em comunicado.
Situada na entrada da baía de Tóquio, Yokosuka e as águas ao sul da cidade são uma via navegável repleta de navios comerciais viajando entre os dois maiores portos do Japão, em Tóquio e Yokohama.