Mundo

Chipre descarta terrorismo em sequestro de avião

As motivações do pirata do ar ainda não são claras, mas ele "não está ligado ao terrorismo", afirmou Anastasiades


	Sequestro de avião: o sequestrador do avião da Egyptair pediu para se encontrar com a ex-mulher, que é cipriota
 (Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

Sequestro de avião: o sequestrador do avião da Egyptair pediu para se encontrar com a ex-mulher, que é cipriota (Mohamed Abd El Ghany/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2016 às 08h19.

O sequestro de um avião egípcio, desviado para o aeroporto cipriota de Larnaca, não tem relação com terrorismo, afirmou hoje (29) o presidente de Chipre, Nicos Anastasiades.

As motivações do pirata do ar ainda não são claras, mas ele "não está ligado ao terrorismo", afirmou Anastasiades, em reunião com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.

Fontes governamentais cipriotas, citadas pela agência noticiosa France Presse (AFP), afirmaram que o sequestrador do avião da Egyptair pediu para se encontrar com a ex-mulher, que é cipriota.

O homem exigiu ver a ex-mulher, que vive numa localidade próxima do aeroporto de Larnaca, onde o avião pousou, depois de ter sido desviado da rota, que fazia entre Alexandria e Cairo, disseram fontes.

Asilo

Acrescentaram que a mulher deve ser levada para o aeroporto. A rádio pública cipriota noticiou que o sequestrador pediu asilo a Chipre.

O homem já libertou a maioria dos passageiros do avião, adiantou a companhia aérea, esclarecendo que o voo transportava 55 passageiros, apesar de um comunicado da Aviação Civil egípcia ter indicado 81.

À saída do aeroporto de Borg al-Arab, na periferia de Alexandria, "o aparelho transportava quatro holandeses, oito norte-americanos, quatro britânicos, dois belgas, um francês, um sírio e um italiano", sendo os restantes passageiros egípcios, anunciou o ministério da Aviação Civil egípcio, em comunicado.

Fontes da aviação civil e da companhia aérea afirmaram que um homem - identificado como Ibrahim Samaha - ameaçou explodir um cinto com explosivos para obrigar o avião a desviar da rota e pousar no aeroporto de Larnaca.

O aeroporto de Larnaca está fechado e os voos foram desviados para outras localidades.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAviõesChipreEgitoSequestrosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Irã suspende os voos em todos os aeroportos do país

Voo com 229 repatriados do Líbano pousa na Base Aérea de São Paulo

Flórida declara estado de emergência, à espera de um 'grande furacão' na próxima semana

Defesa Civil de Gaza relata 21 mortos após ataque israelense em mesquita