Mundo

Chineses criam coletor de água movido a energia solar

Com o auxílio de células fotovoltaicas e da luz do sol, o Swater coleta a água destilada limpa a partir da condensação

O Swater, nome dado ao aparelho, ajuda a conseguir água potável.  (Divulgação)

O Swater, nome dado ao aparelho, ajuda a conseguir água potável. (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de dezembro de 2010 às 16h21.

São Paulo - A dupla de designers chineses Chun Yen Tsao e Hsing-TanYang desenvolveu uma tecnologia capaz de ajudar as pessoas que têm dificuldades em conseguir água potável. O Swater, nome dado ao conceito, é um coletor que tem como objetivo recolher a água proveniente da condensação do ar e purificá-la através de um pequeno dispositivo que funciona com energia solar.

Com o auxílio de células fotovoltaicas e da luz do sol, o Swater coleta a água destilada limpa a partir da condensação. Medidas como essa são de extrema ajuda às pessoas que sofrem constantemente com a falta de água. Mesmo que o planeta Terra tenha 70% de sua formação composta por água, esse é um bem que já não está acessível a toda a população mundial.

A facilidade e utilidade do aparelho, que é ambientalmente correto, leva os criadores a crerem que um dia ele poderá ajudar a salvar o mundo. A tampa, em forma de sovela, tem um painel solar que gera a energia necessária para fazer funcionar o tubo de aquecimento elétrico e a luz para a esterilização da água.

O ar entra pela parte superior e libera a água em um balde, onde ela é desinfetada. Um tubo de aquecimento evapora a água de modo que ela se condensa ao lado do aparelho e depois escorre para o fundo da caçamba, destilada, desinfetada e adequada para consumo humano. A tecnologia é ideal, principalmente, para regiões áridas.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePreservação ambientalProdutos verdes

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA