Mundo

Chinês processa governo por poluição do ar

Ação pede que Agência Municipal de Proteção Ambiental de Shijiazhuang que "cumpra o seu dever de controlar a poluição do ar de acordo com a lei"


	Poluição na China: "a razão pela qual eu estou propondo compensação administrativa é permitir que cada cidadão veja que em meio a essa névoa nós somos as verdadeiras vítimas"
 (Getty Images)

Poluição na China: "a razão pela qual eu estou propondo compensação administrativa é permitir que cada cidadão veja que em meio a essa névoa nós somos as verdadeiras vítimas" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de fevereiro de 2014 às 08h56.

Pequim - Um chinês morador de uma cidade do norte do país atingida pela má qualidade do ar tornou-se a primeira pessoa da China a processar o governo por não reduzir a poluição, informou um jornal estatal nesta terça-feira.

Li Guixin, morador de Shijiazhuang, capital da província de Hebei, iniciou a ação em um tribunal distrital pedindo à Agência Municipal de Proteção Ambiental de Shijiazhuang que "cumpra o seu dever de controlar a poluição do ar de acordo com a lei", disse o Yanzhao Metropolis Daily.

Ele também está buscando compensação da agência para os residentes devido à poluição sufocante que tomou conta de Shijiazhuang, e grande parte do norte da China, neste inverno.

"A razão pela qual eu estou propondo compensação administrativa é permitir que cada cidadão veja que em meio a essa névoa nós somos as verdadeiras vítimas", disse Li, segundo o jornal.

Não está claro se o tribunal vai acatar a ação de Li.

Seu advogado, Wu Yufen, não quis comentar o assunto. "Esta informação é muito sensível", disse ele à Reuters . O tribunal e a agência de proteção ambiental de Shijiazhuang não puderam ser contactados para comentar o assunto.

Li alega que gastou dinheiro para comprar máscaras faciais, um purificador de ar e uma esteira para fazer exercícios dentro de casa em dezembro passado, quando a poluição foi particularmente grave.

"Além da ameaça à nossa saúde, nós também já sofremos perdas econômicas, e essas perdas devem ser arcadas pelo governo e pelos órgãos ambientais, porque o governo é o destinatário de impostos corporativos, é um beneficiário", disse ele.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMeio ambientePoluição

Mais de Mundo

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'

Secretário de Defesa dos EUA compartilha vídeo contra direito de voto das mulheres