Mundo

China: Xi planeja primeira reunião presencial com Biden em novembro

O encontro marcaria a primeira viagem internacional do presidente chinês em quase três anos e o primeiro encontro com Biden desde que ele assumiu a posse da Casa Branca

Presidente da China, Xi Jinping (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Presidente da China, Xi Jinping (Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de agosto de 2022 às 10h07.

Autoridades do governo da China estão planejando uma visita do presidente Xi Jinping ao Sudeste Asiático e um encontro presencial com o presidente dos EUA, Joe Biden, em novembro, de acordo com pessoas familiarizadas com as preparações. O encontro marcaria a primeira viagem internacional do presidente chinês em quase três anos e o primeiro encontro com Biden desde que ele assumiu a posse da Casa Branca.

Autoridades envolvidas nos preparativos disseram que o líder chinês deve primeiro concluir o Congresso do Partido Comunista e em seguida, participar de uma cúpula de líderes do Grupo dos 20 (G20) na ilha indonésia de Bali nos dias 15 e 16 de novembro.

De lá, espera-se que Xi viaje para a capital tailandesa de Bangkok para participar da cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico dois dias depois, disseram eles. Parte dos preparativos, que ainda estão em estágio inicial e podem ser alterados, é preparar uma possível reunião entre Xi e Biden à margem de uma das duas cúpulas, disseram as pessoas.

"A China apoia a Indonésia e a Tailândia como anfitriãs das duas conferências e está disposta a trabalhar com todas as partes para promover a conferência e alcançar resultados positivos", disse o Ministério das Relações Exteriores da China em resposta à pergunta do The Wall Street Journal sobre a potencial viagem de Xi.

A Casa Branca se recusou a comentar. Um funcionário da Casa Branca disse que os dois líderes discutiram uma possível reunião presencial durante sua recente ligação e concordaram que suas equipes acompanhassem para resolver os detalhes. O funcionário se recusou a fornecer detalhes sobre a hora ou o local. Fonte: Dow Jones Newswires

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Joe Biden

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA