Mundo

China volta a elevar a taxa do compulsório dos bancos

Esta é a quinta elevação neste ano e busca fortalecer a administração da liquidez e controlar o crédito

Sede do banco central da China: país irá elevar novamente a taxa do compulsório dos bancos  (Yongxinge/Wikimedia Commons)

Sede do banco central da China: país irá elevar novamente a taxa do compulsório dos bancos (Yongxinge/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 09h21.

Pequim - O banco central da China informou hoje que irá elevar a taxa do compulsório dos bancos em 0,50 ponto porcentual a partir de 29 de novembro. Esta é a quinta elevação neste ano e busca fortalecer a administração da liquidez e controlar o crédito. O compulsório corresponde à parcela dos recursos à vista que os bancos são obrigados a deixar depositado no banco central. 

A taxa do compulsório pode variar entre os bancos. A taxa oficial para a maior parte dos bancos chegará a 18% com a alta anunciada hoje, tomando por base os anúncios públicos do Banco do Povo da China (o banco central chinês). A decisão ocorre após indicadores divulgados recentemente mostrarem alta de 4,4% no índice de preços ao consumidor em outubro, a maior em dois anos. A elevação do compulsório anterior foi feita em 10 de novembro, quando a taxa foi elevada também em 0,50 ponto porcentual. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBanco CentralChinaFinançasMercado financeirosetor-financeiro

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'