Mundo

China testa trem-bala capaz de fazer 500 quilômetros por hora

O veículo em fase de teste é inspirado nas espadas antigas chinesas

A nova série de trem conhecido pelas iniciais CRH tem seis carros e potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai (na foto) (ChinaFotoPress/Getty Images)

A nova série de trem conhecido pelas iniciais CRH tem seis carros e potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai (na foto) (ChinaFotoPress/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 19h27.

Brasília – O governo da China começou hoje (26) a testar um trem-bala mais veloz do que o utilizado atualmente. O trem-bala em teste é capaz de atingir até 500 quilômetros por hora, tornando-se assim um dos mais rápidos do mundo. O veículo em fase de teste é inspirado nas espadas antigas da China.

A nova série de trem-bala conhecido pelas iniciais CRH (China Railway de Alta Velocidade, em inglês) tem seis carros e uma potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai.

O veículo em teste foi projetado e fabricado pela Locomotive Sifang, uma subsidiária da China Railway Construction CSR, com sede na cidade de Qingdao, no Leste do país, na província de Shandong. O material utilizado no trem envolve plástico reforçado com fibra de carbono. De acordo com especialistas, esse tipo de transporte é o ideal para os países em desenvolvimento econômico.

No Brasil, o projeto envolvendo o trem-bala é o do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) também conhecido como TAV Brasil, que conta com o apoio do governo federal, e tem o objetivo de interligar Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro. O trem fará um percurso de 518 quilômetros.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para 10 de março de 2012 a retomada do processo de licitação para a implantação do TAV. Pelo novo cronograma, a previsão é que a segunda fase do leilão seja realizada no segundo trimestre de 2013, um ano após o leilão da primeira etapa, e que o TAV comece a operar em 2018.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaFerroviasSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô