Mundo

China testa trem-bala capaz de fazer 500 quilômetros por hora

O veículo em fase de teste é inspirado nas espadas antigas chinesas

A nova série de trem conhecido pelas iniciais CRH tem seis carros e potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai (na foto) (ChinaFotoPress/Getty Images)

A nova série de trem conhecido pelas iniciais CRH tem seis carros e potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai (na foto) (ChinaFotoPress/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2011 às 19h27.

Brasília – O governo da China começou hoje (26) a testar um trem-bala mais veloz do que o utilizado atualmente. O trem-bala em teste é capaz de atingir até 500 quilômetros por hora, tornando-se assim um dos mais rápidos do mundo. O veículo em fase de teste é inspirado nas espadas antigas da China.

A nova série de trem-bala conhecido pelas iniciais CRH (China Railway de Alta Velocidade, em inglês) tem seis carros e uma potência de 22.000.800 quilowatts - mais do que o dobro do trem-bala que faz a linha Pequim-Xangai.

O veículo em teste foi projetado e fabricado pela Locomotive Sifang, uma subsidiária da China Railway Construction CSR, com sede na cidade de Qingdao, no Leste do país, na província de Shandong. O material utilizado no trem envolve plástico reforçado com fibra de carbono. De acordo com especialistas, esse tipo de transporte é o ideal para os países em desenvolvimento econômico.

No Brasil, o projeto envolvendo o trem-bala é o do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo (TAV RJ-SP) também conhecido como TAV Brasil, que conta com o apoio do governo federal, e tem o objetivo de interligar Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro. O trem fará um percurso de 518 quilômetros.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) marcou para 10 de março de 2012 a retomada do processo de licitação para a implantação do TAV. Pelo novo cronograma, a previsão é que a segunda fase do leilão seja realizada no segundo trimestre de 2013, um ano após o leilão da primeira etapa, e que o TAV comece a operar em 2018.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaFerroviasSetor de transporteTransporte e logísticaTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial