Mundo

China suspende expulsões de refugiados norte-coreanos

A decisão foi motivada pela China, principal aliada da Coreia do Norte, não ter sido informada de maneira antecipada sobre o lançamento do foguete

"Quando um refugiado é enviado de volta a seu país, este é o fim de sua vida. Não podemos ignorar isto", declarou um funcionário do governo chinês (Peter Parks/AFP)

"Quando um refugiado é enviado de volta a seu país, este é o fim de sua vida. Não podemos ignorar isto", declarou um funcionário do governo chinês (Peter Parks/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de abril de 2012 às 09h53.

Tóquio - A China suspendeu a repatriação de refugiados norte-coreanos como reação ao fato de Pequim não ter sido consultada antes do lançamento do foguete por Pyongyang, informa o jornal japonês Yomiuri Shimbun.

Fontes do governo chinês ouvidas pelo jornal afirmam que a China congelou esta política há algum tempo.

"Quando um refugiado é enviado de volta a seu país, este é o fim de sua vida. Não podemos ignorar isto", declarou um funcionário do governo da província de Liaoning, perto da fronteira com a Coreia do Norte, que confirmou que as deportações foram interrompidas.

Outra fonte afirmou que a decisão foi motivada pelo fato da China, principal aliada da Coreia do Norte, não ter sido informada de maneira antecipada sobre o calendário do lançamento efetuado na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteÁsiaChinaSatélites

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza