Mundo

China revisa para cima alta do PIB em 2009, para 9,1%

Pequim - O crescimento econômico da China desacelerou menos durante a crise financeira global do que o informado inicialmente, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, que revisou para cima o crescimento do PIB do país em 2009, de 8,7% para 9,1%. Em 2008, a economia chinesa havia se expandido 9,6%. A revisão se deveu a aumentos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Pequim - O crescimento econômico da China desacelerou menos durante a crise financeira global do que o informado inicialmente, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, que revisou para cima o crescimento do PIB do país em 2009, de 8,7% para 9,1%. Em 2008, a economia chinesa havia se expandido 9,6%.

A revisão se deveu a aumentos nas contribuições dos setores secundário e terciário, disse o Escritório num comunicado divulgado em seu website nesta sexta-feira. Os setores secundários incluem mineração, manufatura e energia, enquanto os setores terciários cobrem os serviços. Os setores primários incluem agricultura, extrativismo florestal e pesca.

O Escritório informou ainda que o PIB nominal da China, avaliado nos atuais preços de mercado sem ajuste para a inflação, atingiu 34 trilhões de yuans em 2009. À taxa cambial média do ano passado, a China permaneceu como a terceira maior economia do mundo, com um PIB ligeiramente abaixo do US$ 5 trilhões, atrás do Japão, com um PIB pouco acima dos US$ 5 trilhões. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosPIB

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento