Esses US$ 3 bilhões serão destinados a "apoiar a luta contra a covid-19 e a recuperação econômica e social em outros países em desenvolvimento", disse Xi Jinping. (Thomas Peter/Reuters)
AFP
Publicado em 16 de julho de 2021 às 15h06.
O presidente chinês Xi Jinping prometeu, nesta sexta-feira (16), 3 bilhões de dólares em ajuda aos países em desenvolvimento para combater a covid-19, durante uma reunião virtual sem precedentes dos líderes do fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (APEC).
Esses fundos adicionais, que se juntam a uma promessa semelhante lançada em maio, serão destinados a "apoiar a luta contra a covid-19 e a recuperação econômica e social em outros países em desenvolvimento", disse Xi Jinping segundo a agência de imprensa oficial Xinhua.
Em um discurso por videoconferência, o dirigente chinês acrescentou que seu país forneceu aos países em desenvolvimento mais de 500 milhões de doses de vacinas anticovid.
A cúpula anual da APEC, fórum composto por 21 países e territórios da Ásia e Pacífico incluindo México, Peru e Chile, está prevista para o final do ano na Nova Zelândia.
No entanto, a primeira-ministra neozelandesa Jacinda Ardern estimou que o contexto extraordinário da pandemia exige convocar uma reunião virtual de emergência, organizada em menos de cinco dias, na qual participaram os presidentes americano Joe Biden e russo Vladimir Putin.
Diante das críticas recebidas pela gestão no início da pandemia na cidade de Wuhan e a pressão de uma investigação internacional sobre a origem do vírus, a China tenta se apresentar como salvadora dos países que lutam para controlar os contágios.
O gigante asiático prometeu bilhões de dólares de ajuda, equipamento médico e vacinas para países de todo o mundo nesses últimos meses, enquanto controla a epidemia em seu próprio território.