Mundo

China ocupa primeiro lugar no mundo em centros de inovação tecnológica global

A China manteve ainda a primeira posição no mundo em termos de quantidade de pedidos de patente do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) internacionais por quatro anos consecutivos.

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 17h04.

A China alcançou a 12ª posição no Índice Global de Inovação de 2023 e, pela primeira vez, liderou o mundo em número de clusters e centros de inovação tecnológica entre os listados como 100 melhores.

Segundo o diretor da Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China, Shen Changyu, até setembro de 2023, a China possuía 4,805 milhões de patentes de invenção e 45,122 milhões de marcas registradas efetivas, e o volume de registros de direitos autorais em 2022 alcançou 6,353 milhões de casos. Além disso, a China manteve a primeira posição no mundo em termos de quantidade de pedidos de patente do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) internacionais por quatro anos consecutivos.

Paralelamente, a transformação e aplicação de propriedade intelectual na China também estão sendo continuamente reforçadas. Shen mencionou a implementação do “Plano de Ação Especial para Transformação e Aplicação de Patentes (2023-2025)” e a aceleração da implementação de sistemas como licenças abertas de patentes. Ele observou que as indústrias intensivas em patentes e as indústrias de direitos autorais representam, respectivamente, 12.44% e 7.41% do PIB, promovendo significativamente o desenvolvimento econômico de alta qualidade.

Shen Changyu também afirmou que o próximo passo será acelerar o desenvolvimento da China como uma potência em propriedade intelectual, para melhor servir o desenvolvimento impulsionado pela inovação.

Acompanhe tudo sobre:ChinaInovação

Mais de Mundo

Sobe para 25 o número de mortos em explosões de walkie-talkies do Hezbollah

Exército do Líbano detona dispositivos de comunicação 'suspeitos' após onda de explosões

Parlamento Europeu reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela

Colômbia suspende diálogo com ELN após ataque a base militar