Mundo

China mantém caças e navios de guerra ao redor de Taiwan

Nesta semana, o exército de Taiwan detectou 103 aeronaves militares chinesas em áreas ao redor da ilha

No início do mês, um porta-aviões chinês e cerca de duas dezenas de navios de guerra, frota de tamanho pouco habitual, navegaram a sudeste da ilha no Pacífico Ocidental (SAM YEH/Getty Images)

No início do mês, um porta-aviões chinês e cerca de duas dezenas de navios de guerra, frota de tamanho pouco habitual, navegaram a sudeste da ilha no Pacífico Ocidental (SAM YEH/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 22 de setembro de 2023 às 07h35.

A China enviou uma grande frota de caças e navios de guerra para os arredores de Taiwan ao longo deste mês. Mas, ao contrário de exercícios anteriores de porte semelhante, acompanhados de propaganda na tentativa de intimidar a ilha autônoma, Pequim fez pouco alarde desta vez.

Para autoridades taiwaneses e especialistas em defesa, o silêncio indica que o exército chinês está tentando aprimorar sua capacidade de cercar Taiwan, neutralizar suas vantagens naturais e impedir que os Estados Unidos ajudem a ilha em caso de invasão.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

Exercícios na ilha

Nesta semana, o exército de Taiwan detectou 103 aeronaves militares chinesas em áreas ao redor da ilha, número considerado alto.

No início do mês, um porta-aviões chinês e cerca de duas dezenas de navios de guerra, frota de tamanho pouco habitual, navegaram a sudeste da ilha no Pacífico Ocidental.

"Certamente estudaremos as prováveis ações do exército chinês e planejaremos medidas de resposta adequadas", disse o major-general Sun Li-fang, porta-voz do Ministério da Defesa de Taiwan. "Quanto mais próximas as aeronaves do exército chinês estiverem de Taiwan, mais fortes serão nossas contramedidas.

Acompanhe tudo sobre:ChinaTaiwan

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'