Mundo

China liberta homem condenado com base em dados do Yahoo!

Wang Xiaoning, blogueiro e militante pró-democracia, cumpriu pena de 10 anos


	Policias chineses em frente à prisão após a libertação de Wang Xiaoning em Pequim: ele foi condenado a 10 anos de prisão em 2003 por "tentativa de subversão do poder do Estado"
 (Mark Ralston/AFP)

Policias chineses em frente à prisão após a libertação de Wang Xiaoning em Pequim: ele foi condenado a 10 anos de prisão em 2003 por "tentativa de subversão do poder do Estado" (Mark Ralston/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 14h05.

Pequim - Um dissidente chinês que havia sido condenado com base em informações repassadas às autoridades de Pequim pelo gigante da internet Yahoo! foi libertado nesta sexta-feira, depois de cumprir a pena de 10 anos.

Wang Xiaoning, blogueiro e militante pró-democracia, estava preso desde 2002. Ele foi condenado a 10 anos de prisão em 2003 por "tentativa de subversão do poder do Estado".

Com 62 anos, Xiaoning foi libertado durante a madrugada e está em boas condições físicas e mentais, segundo sua esposa, Yu Ling.

O caso das informações pessoas sobre os "ciber dissidentes" reveladas pelo Yahoo! às autoridades chinesas foi devastador para a imagem da empresa americana.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCensuraChinaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetPrisõesYahoo

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido