Mundo

China, Índia e Rússia acordam sobre Irã e Afeganistão

Chanceleres dos 3 países se mostraram favoráveis a uma reforma da ONU, ao uso de energia nuclear pelos iranianos e à cooperação no Afeganistão

Tropas britânicas no Afeganistão: Rússia, Índia e China querem luta contra terrorismo (Getty Images)

Tropas britânicas no Afeganistão: Rússia, Índia e China querem luta contra terrorismo (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 07h19.

Pequim - Os ministros de Assuntos Exteriores de China, Índia e Rússia realizaram uma cúpula na cidade chinesa de Wuhan, onde assinaram um comunicado conjunto expressando pontos comuns em assuntos relativos a Irã, Afeganistão, mudança climática e Grupo dos Vinte (G20, países ricos e emergentes), informou nesta terça-feira a agência "Xinhua".

No comunicado, por exemplo, o chanceler chinês, Yang Jiechi, o russo, Serguei Lavrov, e o indiano, Somanahalli Mallaiah Krishna, destacaram que o Irã "tem direito a usar energia nuclear com fins pacíficos e, ao mesmo tempo, deve restaurar a confiança internacional sobre o uso exclusivamente pacífico de suas atividades nucleares".

Sobre o Afeganistão, os ministros coincidiram que é necessário ajudar o país "para que garanta sua segurança e desenvolvimento, e fazer esforços arrumados para restaurar a paz e a segurança nesse país".

No comunicado, os três países destacaram a necessidade de cooperação para lutar contra o terrorismo, incluindo o uso conjunto de informações e tecnologia.

Pequim e Nova Délhi apoiaram Moscou na "proteção de seus interesses", e, por isso, "contribuirão à paz e à estabilidade na região do Cáucaso".

Rússia, Índia e China também se mostraram a favor de uma reforma das Nações Unidas "para fazê-la mais democrática, representativa e eficiente" e se mostraram dispostos a colaborar em áreas como agricultura, energia, prevenção de desastres e serviços de saúde.

Também ressaltaram que os contatos e cooperação entre os três países "não ameaçam nenhum outro país" e destacaram a crescente importância internacional do bloco Bric - formado pelos três mais o Brasil -, cuja próxima cúpula será realizada na China em 2011.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaONUOriente Médio

Mais de Mundo

Exército de Israel diz ter matado outro comandante do Hezbollah no Líbano

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute