Mundo

China importa 5 milhões de toneladas de milho

Fontes do mercado acreditam que país deve comprar mais, com a queda de preços do produto

Mercado acredita que pelo menos 10 milhões de toneladas serão compradas (Wikimedia Commons)

Mercado acredita que pelo menos 10 milhões de toneladas serão compradas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de julho de 2011 às 13h13.

Pequim/Cingapura - A China pode ter comprado até 5 milhões de toneladas de milho desde março, e fontes do mercado acreditam que o segundo consumidor global compre mais, à medida que os preços do produto caíram das máximas.

O preço do milho na bolsa de Chicago perdeu cerca de um quinto de seu valor desde o recorde de 7,9975 dólares por bushel em 10 de junho, após o governo dos EUA ter previsto uma potencial safra recorde.

"Considerando o preço atrativo, acreditamos que a China pode ter comprado bastante nos últimos dias, um volume de pelo menos 5 milhões de toneladas desde março", afirmou uma fonte da indústria em Pequim.

"Nossa planilha mostra que a China precisa importar pelo menos 10 milhões de toneladas em 2011/12. Mesmo com um aumento de área no país, o volume é necessário para cobrir o consumo doméstico, além da necessidade para reconstruir os estoques e esfriar a especulação." Outra fonte da indústria na China, que também pediu para não ser identificada, afirmou que o país já comprou 5 milhões de toneladas ou está a caminho de atingir esse volume.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) confirmou venda de 540 mil toneladas para a China na quinta-feira e de outras 300 mil toneladas para destinos não conhecidos, as quais traders acreditam ser a China. As vendas anunciadas pelo USDA foram somadas a cerca de 2 milhões de toneladas que o país já havia comprado neste ano.

"Na semana passada e nesta semana a China tem comprado milho dos EUA e nós esperamos que eles continuem comprando mais com estes preços, o que é um fator bastante altista", disse Kazuhiko Saito, analista chefe de commodities da Fujitomi, empresa de trading de commodities, em Tóquio.

"Nossa estimativa é de que eles vão comprar facilmente 5 milhões de toneladas de milho dos EUA este ano e a maior parte da compra vai ocorrer em julho ou agosto", disse o analista, cuja estimativa está em conformidade com a previsão feita pelo Conselho de Grãos dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioÁsiaChinaComércio exteriorImportaçõesTrigo

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô