Mundo

China faz acordo de isenção de visto com Malásia e cinco países europeus

A partir de 1º de dezembro, a Malásia concederá entrada sem visto por 30 dias a turistas chineses

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 4 de dezembro de 2023 às 20h05.

Um recente acordo entre a China e a Malásia para isenção de visto, além de acordos semelhantes para outros cinco países, poderá beneficiar as companhias aéreas que operam entre esses países.

Durante o período de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, cidadãos da Malásia, França, Alemanha, Itália, Holanda e Espanha com passaportes comuns podem entrar na China para negócios, turismo, visitas familiares e trânsito por até 15 dias sem visto. Ao mesmo tempo, a partir de 1º de dezembro, a Malásia concederá entrada sem visto por 30 dias a turistas da China.

O primeiro-ministro da Malásia, Anwar, anunciou a isenção de visto para turistas chineses em 26 de novembro, seguindo o anúncio anterior da China sobre a isenção unilateral de visto para os malaios. Essa medida é esperada para melhorar o turismo e as interações comerciais entre os dois países. No dia do anúncio da isenção de visto, o índice de busca por Kuala Lumpur em plataformas de viagens, como o Qunar, quase dobrou em comparação com a semana anterior.

Várias companhias aéreas que voam da China para a Malásia experimentaram um aumento discreto nos preços das passagens. Em plataformas de viagens como o Qunar, voos diretos para Kuala Lumpur estão disponíveis a partir de cidades como Pequim, Xangai, Guangzhou, Shenzhen, Chengdu, Chongqing, Changsha e Xiamen.

Em relação às companhias aéreas que mais se beneficiarão com essa isenção de visto entre China e Malásia, observa-se que, atualmente, a companhia aérea com o maior número de voos para a Malásia é a companhia aérea de baixo custo da Malásia, a AirAsia. De acordo com dados da Flight Master, na semana passada (16 a 22 de novembro), a AirAsia operou 75 voos de passageiros da China continental para a Malásia, superando o total combinado da China Southern Airlines (36 voos) e Shanghai Airlines (18 voos).

Dividindo por país, entre os outros cinco países em que a China anunciou a isenção de visto, a companhia aérea com mais voos para a França na última semana foi a Air France (14 voos), seguida pela Air China e China Eastern Airlines (12 voos cada).

Para voos para a Alemanha, a Air China teve mais com 34 voos, seguida pela Lufthansa (23 voos) e China Eastern Airlines (7 voos). Para a Itália, a Air China liderou com 27 voos, seguida pela China Eastern Airlines (9 voos) e Hainan Airlines (8 voos). Para a Holanda, a KLM Royal Dutch Airlines teve mais voos (12), seguida pela China Southern Airlines (7 voos) e China Eastern Airlines (4 voos). Por último, para voos para a Espanha, a Air China teve mais com 10 voos, seguida pela China Eastern Airlines (6 voos), e Hainan Airlines e Shenzhen Airlines (2 voos cada).

Acompanhe tudo sobre:ChinaImigraçãoÁsiaMalásia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia