Mundo

China executa magnata acusado de comandar grupo mafioso

Liu Han, seu irmão Liu Wei e três cúmplices foram condenados à morte em maio do ano passado na província de Hubei

Bilionário chinês Liu Han: Han, seu irmão Liu Wei e três cúmplices foram condenados à morte em maio do ano passado na província de Hubei (STR/AFP)

Bilionário chinês Liu Han: Han, seu irmão Liu Wei e três cúmplices foram condenados à morte em maio do ano passado na província de Hubei (STR/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2015 às 10h10.

Pequim - Um magnata chinês da indústria de mineração foi executado nesta segunda-feira depois de ser acusado de comandar um "grupo mafioso", anunciou um tribunal chinês.

Liu Han, seu irmão Liu Wei e três cúmplices foram condenados à morte em maio do ano passado na província de Hubei (centro), depois que foram considerados culpados de "organizar um grupo mafioso" e de "assassinatos".

Os cinco apresentaram um recurso, rejeitado em agosto, e foram executados nesta segunda-feira, segundo um tribunal de Xianning, na província de Hubei.

O tribunal afirmou que os "direitos foram protegidos por completo".

Liu Han dirigia o Hanlong, um vasto conglomerado privado, com interesses em várias áreas, do turismo até a mineração. Em 2011 chamou a atenção ao apresentar uma oferta de aquisição de quase um bilhão de euros pela empresa australiana Sundance Resources.

A proposta foi aceita pela empresa, mas não foi concretizada em 2013, já que o conglomerado chinês não apresentou um plano de financiamento a tempo.

A imprensa chinesa informou então a detenção de Liu Han, suspeito de lavar dinheiro nos cassinos de Macau.

Os irmãos Liu e seus cúmplices, acusados pelo assassinato de pelo menos oito pessoas, atuavam na província de Sichuan (sudoeste), ex-reduto de Zhou Yongkang, ex-comandante do aparelho de segurança da China que caiu em desgraça.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaMilionáriosPena de morte

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky