Mundo

China estende exercícios militares contra Taiwan

Movimentos incluiriam exercícios antissubmarinos, aparentemente visando o eventual apoio dos Estados Unidos a Taiwan

Militares disseram que os exercícios envolvendo ataques com mísseis, aviões de guerra e movimentos de navios que cruzam a linha média do Estreito de Taiwan (SAM YEH/Getty Images)

Militares disseram que os exercícios envolvendo ataques com mísseis, aviões de guerra e movimentos de navios que cruzam a linha média do Estreito de Taiwan (SAM YEH/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de agosto de 2022 às 08h38.

A China anunciou nesta segunda-feira (8) que está estendendo exercícios militares ameaçadores em torno de Taiwan, que interromperam o transporte marítimo e aéreo e aumentaram substancialmente as preocupações sobre o potencial de conflito na região.

Os movimentos incluiriam exercícios antissubmarinos, aparentemente visando o eventual apoio dos Estados Unidos a Taiwan no caso de uma potencial invasão chinesa, de acordo com postagens nas mídias sociais da liderança oriental do braço militar do Partido Comunista da China, o Exército de Libertação Popular.

Os militares disseram que os exercícios envolvendo ataques com mísseis, aviões de guerra e movimentos de navios que cruzam a linha média do Estreito de Taiwan, dividindo os lados, foram uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse no domingo (7) que detectou um total de 66 aeronaves e 14 navios de guerra realizando os exercícios navais e aéreos. A ilha respondeu colocando seus militares em alerta e enviando navios, aviões e outros meios para monitorar aeronaves, navios e drones chineses que estão "simulando ataques à ilha de Taiwan e nossos navios no mar". 

Veja também

Qualquer ataque contra um central nuclear é "suicida", adverte secretário-geral da ONU

Biden pode confirmar envio de US$ 1 bi em equipamentos à Ucrânia em momento difícil da guerra

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)MilitaresTaiwan

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia