Mundo

China está insatisfeita com G7 por disputas com países vizinhos

"A China está empenhada em resolver adequadamente os conflitos com todas as nações envolvidas", disse o porta-voz das relações exteriores

Lu Kang, ministro de relações exteriores: "China está empenhada em manter a paz" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

Lu Kang, ministro de relações exteriores: "China está empenhada em manter a paz" (Kim Kyung-Hoon/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 28 de maio de 2017 às 16h59.

Pequim - A China está "bastante insatisfeita" com a menção dos conflitos do Mar do Leste e do Mar do Sul em um comunicado do G7, o Grupo dos Sete, e os aliados deveriam parar de fazer comentários irresponsáveis, alertou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

"A China está empenhada em resolver adequadamente os conflitos com todas as nações envolvidas através de negociações, mantendo a paz e a estabilidade no Mar do Leste da China e no Mar do Sul da China", disse o porta-voz Lu Kang em um comunicado divulgado neste domingo (28).

A China espera que o G7 e outros países se abstenham de assumir posições, respeitem plenamente os esforços dos países da região no manejo das disputas e deixem de fazer comentários irresponsáveis, disse Lu.

No comunicado divulgado no sábado, os líderes do G7 disseram estar preocupados com a situação no Mar do Leste da China e no Mar do Sul da China, e também pediram pela desmilitarização dos "recursos disputados".

A China disputa com o Japão um grupo de ilhotas desabitadas no Mar do Leste.

Já as reivindicações de Pequim no Mar do Sul são objeto de disputa entre Brunei, Malásia, Filipinas e Vietnã, assim como Taiwan.

Os Estados Unidos criticaram a construção de ilhas pela China e a criação de instalações militares no Mar do Sul, mostrando preocupação com a possibilidade de restrição da livre circulação e ampliação do alcance estratégico de Pequim.

Acompanhe tudo sobre:ChinaJapãoMinistério das Relações Exteriores

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru