Mundo

China está construindo centro de comando 10 vezes maior que o Pentágono, diz jornal

O novo complexo, que está sendo erguido no oeste de Pequim, deve ser o maior centro de comando militar do mundo

Novo complexo militar da China pode ser maior que o Pentágono, com foco em guerra nuclear (World Economic Forum/Pascal Bitz/Divulgação)

Novo complexo militar da China pode ser maior que o Pentágono, com foco em guerra nuclear (World Economic Forum/Pascal Bitz/Divulgação)

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 17h31.

Tudo sobreChina
Saiba mais

A China está construindo um complexo militar 10 vezes maior que o Pentágono no oeste de Pequim. Fontes de inteligência dos Estados Unidos acreditam que o centro de comando ficará localizado ali em tempos de guerra, conforme revelou o jornal britânico Financial Times nesta sexta-feira, 31.

Imagens de satélite e análises de inteligência, divulgadas pelo periódico, indicam que as obras começaram no ano passado a cerca de 30 quilômetros a sudoeste da capital chinesa. O projeto se estende por uma área de mais de seis quilômetros quadrados, o que o tornaria o maior centro de comando militar do mundo. [Grifar] As fotos também indicam a presença de fossos profundos na área, sugerindo a construção de grandes bunkers subterrâneos, projetados para abrigar líderes chineses em caso de conflito, incluindo uma possível guerra nuclear.

“A análise das imagens sugere a construção de várias instalações subterrâneas ligadas por passagens, mas mais dados são necessários para avaliar completamente essa construção”, explicou o analista Renny Babiarz, da empresa AllSource Analysis.

Embora o projeto não seja mencionado na internet altamente censurada da China e não haja presença militar visível nas proximidades, o FT observa placas proibindo tirar fotos ou operar drones na área.

Um ex-oficial de inteligência dos EUA, citado pelo jornal, afirmou que a atual sede do Exército de Libertação Popular (ELP), localizada no centro de Pequim, é moderna, mas não foi projetada para atuar como centro de comando seguro. "O principal centro de comando seguro está nas colinas ocidentais, a nordeste das novas instalações, e foi construído no auge da Guerra Fria. O tamanho, a escala e as características subterrâneas do novo complexo sugerem que ele substituirá o complexo das colinas ocidentais como principal centro de comando em tempos de guerra", comentou a fonte.

Por sua vez, Dennis Wilder, ex-analista da CIA sobre a China, declarou: “Se confirmado, esse novo bunker avançado de comando subterrâneo, que pode abrigar líderes militares como o presidente Xi Jinping, sinaliza a intenção de Pequim de construir uma força de classe mundial e a capacidade avançada para travar uma guerra nuclear”.

O FT destaca ainda que a construção do complexo ocorre simultaneamente ao desenvolvimento de novas armas e projetos pelo ELP, com vista ao centenário da força armada, que será celebrado em 2027. De acordo com a inteligência dos EUA, Xi Jinping teria ordenado que o Exército tenha as capacidades necessárias para lançar um possível ataque a Taiwan.

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Donald Trump recebe indicações formais para prêmio Nobel da Paz de 2025

Inundações repentinas deixam pelo menos 32 mortos no Paquistão

França proíbe fumar em praias e parques

Desabamento de mina de ouro deixa pelo menos 50 mortos no norte do Sudão