Mundo

China enviará 20 mil toneladas de combustível ao Japão

Governo chinês também anunciou o envio de US$ 4,5 milhões para ajudar o país vizinho

Terremoto no Japão: antiga rival, China anunciou ajuda ao vizinho (Getty Images)

Terremoto no Japão: antiga rival, China anunciou ajuda ao vizinho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 13h03.

Pequim - O Governo chinês anunciou que enviará 20 mil toneladas de combustível e 30 milhões de iuanes (US$ 4,5 milhões) como ajuda humanitária ao Japão, informou nesta quarta-feira a agência oficial "Xinhua".

O combustível - 10 mil toneladas de gasolina e 10 mil de diesel - será enviado pelas duas principais companhias petrolíferas do país, a China National Petroleum Corporation (CNPC) e a Corporação Petroquímica da China (Sinopec).

Até o momento, a China enviou 2 mil cobertores, 900 tendas de campanha e 200 luzes de emergência como assistência ao Japão.

A China informou ainda que o ar do país não foi contaminado pelos escapamentos de vapor radioativo após as explosões na usina nuclear japonesa de Fukushima, de acordo com o organismo de controle nuclear chinês.

A Administração Nacional de Segurança Nuclear fez este anúncio através de um comunicado de imprensa baseado em resultados de um monitoramento ambiental realizado antes das 16h no horário local (5h de Brasília).

Os dados recolhidos por estações ambientais distribuídas em 41 cidades chinesas mostraram que até a tarde desta quarta-feira não havia níveis incomuns de radioatividade.

A preocupação do Governo chinês se deve ao fato de a radiação na usina de Fukushima ter se elevado para níveis perigosos após o terremoto de nove graus de magnitude na escala Richter, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e o tsunami de sexta-feira no Japão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaDiplomaciaJapãoPaíses ricos

Mais de Mundo

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai