Mundo

China e Rússia se comprometem a estreitar cooperação militar

Sob o mandato de Xi Jinping e Vladimir Putin, as relações entre China e Rússia passam pelo "melhor momento da História"

Vladimir Putin e Xi Jinping: Moscou seguirá impulsionando os intercâmbios com as forças armadas chinesas (Eric Feferberg/AFP)

Vladimir Putin e Xi Jinping: Moscou seguirá impulsionando os intercâmbios com as forças armadas chinesas (Eric Feferberg/AFP)

E

EFE

Publicado em 23 de novembro de 2016 às 11h43.

Pequim - Os governos de China e Rússia reafirmaram nesta quarta-feira seu compromisso de estreitar a cooperação militar bilateral durante a visita do ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, a Pequim.

Shoigu manteve um encontro hoje com Yu Zhengsheng, o "número 4" na hierarquia do Partido Comunista da China (PCCh) e presidente do Poder Consultivo (equivalente à Câmara Alta do Legislativo), e ambos deram a entender que as relações sino-russas passam por um de seus melhores momentos.

A China dá "grande importância" à cooperação militar com a Rússia e "está preparada para garantir a confiança estratégica mútua", destacou Yu nas conversas com o ministro russo, que foram repercutidas pela agência oficial chinesa "Xinhua".

Shoigu, por sua vez, ressaltou que a "aliança" entre Moscou e Pequim é "uma prioridade" para seu governo e assegurou que a proximidade entre os líderes de Rússia e China "garantiu uma cooperação de alto nível entre ambas as nações e entre suas forças armadas".

Segundo o estipulado pelos presidentes chinês, Xi Jinping, e russo, Vladimir Putin, Moscou seguirá impulsionando os intercâmbios com as forças armadas chinesas, acrescentou Shoigu.

Sob o mandato de Xi e Putin, as relações entre China e Rússia passam pelo "melhor momento da História", afirmaram os dirigentes chineses, e sua estreita relação não se evidência somente em seus intercâmbios, mas também nas posições alinhadas que ambos mantêm nos principais conflitos da atualidade, como na Síria.

Acompanhe tudo sobre:ChinaExércitoRússia

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia