Mundo

China e EUA alinham cooperações sobre relação com norte-coreanos

Por telefone, Xi Jinping e Donald Trump discutiram nesta terça-feira o progresso diplomático na península coreana e as diferenças em questões comerciais

Trump e Xi: líderes trocaram pontos de vista sobre a recente melhora na situação diplomática na península coreana (Thomas Peter/Reuters)

Trump e Xi: líderes trocaram pontos de vista sobre a recente melhora na situação diplomática na península coreana (Thomas Peter/Reuters)

E

EFE

Publicado em 16 de janeiro de 2018 às 06h33.

Pequim - Os presidentes da China e Estados Unidos, Xi Jinping e Donald Trump, discutiram nesta terça-feira, por telefone, o progresso diplomático na península coreana e as diferenças bilaterais em questões comerciais, informou a imprensa oficial chinesa.

Na conversa, os dois líderes trocaram pontos de vista sobre a recente melhora na situação diplomática na península coreana e se comprometeram a fortalecer a cooperação e a comunicação sobre esta questão.

O presidente chinês insistiu em que todas as partes devem unir esforços para aproveitar estes avanços e criar as condições para a retomada das negociações diplomáticas.

Além disso, Xi destacou que a cooperação econômica e comercial entre as duas potências deu benefícios concretos para as duas partes, por isso deveriam empregar métodos construtivos para resolver suas diferenças neste campo através de uma maior abertura de seus mercados.

Trump, por sua vez, expressou sua vontade de cooperar com a China na gestão adequada da relação econômica e comercial, segundo a versão divulgada pela imprensa oficial chinesa.

A conversação ocorreu em um momento da redução da tensão entre as duas Coreias e depois que nas últimas semanas aparecerem nos EUA informações contínuas e vazamentos sobre o fato de que o governo de Donald Trump poderia endurecer sua política comercial com a China.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Xi Jinping

Mais de Mundo

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido

Eleições na Romênia agitam país-chave para a Otan e a Ucrânia

Irã e Hezbollah: mísseis clonados alteram a dinâmica de poder regional

Ataque de Israel ao sul do Líbano deixa um militar morto e 18 feridos