Mundo

China e Cazaquistão acordam construção de usina nuclear

O acordo, assinado durante a visita oficial à China do primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, inclui a exploração conjunta de depósitos de urânio


	Usina nuclear: as duas firmas iniciaram a cooperação em 2006, até agora através da exploração conjunta de uma mina de urânio
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Usina nuclear: as duas firmas iniciaram a cooperação em 2006, até agora através da exploração conjunta de uma mina de urânio (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de dezembro de 2015 às 14h00.

Pequim - A principal companhia de energia nuclear da China, CGN, anunciou nesta segunda-feira a assinatura de um acordo para a construção de uma usina de energia atômica no Cazaquistão, junto com a empresa Kazatomprom, que pertence ao vizinho país da Ásia Central.

O acordo, assinado durante a visita oficial à China do primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, inclui a exploração conjunta de depósitos de urânio no Cazaquistão.

As duas firmas iniciaram a cooperação em 2006, até agora através da exploração conjunta de uma mina de urânio e do comércio dessa fonte energética, importada desde o Cazaquistão a um mercado chinês cada vez mais ávido de fontes alternativas ao carvão.

A CGN tem atualmente uma capacidade de energia instalada de 16 gigawatts, através de 15 instalações em diversas áreas do país.

Os governos de ambos países também anunciaram hoje o estabelecimento de um fundo conjunto de US$ 2 bilhões para projetos bilaterais no marco das "Novas Rotas da Seda", o principal programa chinês de investimentos, especialmente na Ásia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCazaquistãoChinaUsinas nucleares

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'