Mundo

China diz ser contra encontro de Obama com Dalai Lama

A China alertou o governo americano que se opõe a qualquer país encontrar o Dalai Lama, após anúncio de encontro entre o Barack Obama e o líder tibetano


	O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei: a China "se opõe a qualquer líder de país a se encontrar com o Dalai Lama de qualquer maneira", disse
 (Frederic J. Brown/AFP)

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei: a China "se opõe a qualquer líder de país a se encontrar com o Dalai Lama de qualquer maneira", disse (Frederic J. Brown/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2015 às 07h08.

Pequim - A China alertou aos Estados Unidos nesta segunda-feira que se opõe a qualquer país encontrar o Dalai Lama "de qualquer forma", após a Casa Branca ter informado que o presidente norte-americano, Barack Obama, pode participar de um evento com o líder espiritual tibetano exilado, que Pequim considera um separatista.

A Casa Branca informou na semana passada que Obama pode discursar em um café da manhã em 5 de fevereiro em Washington sobre a importância da liberdade religiosa. O Dalai Lama deve comparecer à cerimônia.

"A China se opõe a qualquer nação ou governo usar a questão do Tibiez para interferir nos assuntos internos da China, e se opõe a qualquer líder de país a se encontrar com o Dalai Lama de qualquer maneira", disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Hong Lei em entrevista coletiva concedida diariamente.

"A China espera que os EUA cumpram suas promessas na questão do Tibiez, e proceda de forma apropriada para lidar com a questão sobre as bases das condições gerais das relações bilaterais." A Casa Branca, que disse que Obama tem "ótima relação" com o Dalai Lama, não anunciou nenhum encontro específico entre os dois.

Obama teve um encontro com o Dalai Lama em Washington em fevereiro, o terceiro entre ambos, o que enfureceu Pequim. A China afirma que o monge é um "separatista" perigoso que busca a independência do Tibiez.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaBarack ObamaDiplomacia

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista