Mundo

China diz que grande superávit em conta gera inflação

Segundo Yi Gang, vice-presidente do Bonco Central do país, não há tempo a perder em relação ao ajuste da estrutura econômica da China

Sede do banco central da China: superávit em conta é o que gera inflação (Yongxinge/Wikimedia Commons)

Sede do banco central da China: superávit em conta é o que gera inflação (Yongxinge/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 10h25.

Pequim - O superávit em conta corrente excessivamente grande da China tem sido a principal razão do aumento da inflação e também das pressões de alta sobre o iuane, afirmou Yi Gang, vice-presidente do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), em artigo publicado na China Forex Magazine.

Segundo Yi, não há tempo a perder em relação ao ajuste da estrutura econômica da China e à redução dos superávits comercial e em conta corrente do país. O superávit em conta é uma medida mais ampla da relação da China com o restante do mundo, incluindo comércio, renda com investimentos e outros pagamentos, como salários.

Em 2010, a China elevou as taxas de juros duas vezes e a taxa do compulsório dos bancos seis vezes. No entanto, Yi afirmou que o PBOC está cada vez mais limitado nos movimentos que pode realizar, porque a alta nos juros, embora ajude a controlar a inflação, atrai fluxos de capital especulativo. Além disso, a taxa do compulsório dos bancos atingiu máximas recordes. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA

EUA e Suíça fecham acordo para reduzir tarifas de importação

Trump enfrenta séries de crises com caso Epstein e queda em pesquisas