Mundo

China diz que EUA colocam em risco estabilidade do leste da Ásia

Governo chinês criticou posicionamento dos EUA a favor do Japão em uma disputa de território de um grupo de ilhas do Mar da China Oriental

 (Reprodução/Getty Images)

(Reprodução/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de fevereiro de 2017 às 12h11.

Pequim - Os EUA estão colocando em risco a estabilidade regional no leste da Ásia, disse um porta-voz do governo chinês, após as declarações do secretário de Defesa do presidente Donald Trump, James Mattis, de que o compromisso dos EUA de defender o território japonês se aplica a um grupo de ilhas do Mar da China Oriental que a China reivindica.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Lu Kang pediu aos EUA que evitem discutir a questão e reafirmou a alegação da China de soberania sobre as ilhas desabitadas, conhecidas no Japão como Senkaku e na China como Diaoyu.

O tratado de 1960 entre EUA e Japão é "um produto da Guerra Fria, que não deve prejudicar a soberania territorial e os direitos legítimos da China", disse Lu, conforme comunicado publicado no site do ministério. "Exortamos os EUA a assumir uma atitude responsável, deixar de fazer comentários errôneos sobre a questão da soberania das ilhas Diaoyu e evitar tornar a questão mais complicada e trazer instabilidade à situação regional", disse Lu.

Em sua primeira viagem à Ásia como secretário de defesa, Mattis declarou explicitamente em Tóquio que o governo Trump manterá a postura anterior dos EUA de que o tratado de segurança entre os EUA e o Japão se aplica à defesa da continuidade da administração japonesa das ilhas Senkaku.

As ilhas que se encontram entre Taiwan e Okinawa e estavam sob administração dos EUA desde o fim da Segunda Guerra Mundial até a devolução ao Japão em 1972. A China cita registros históricos para a sua reivindicação, e o movimento do Japão para nacionalizar várias das ilhas em 2012 provocou protestos na China e levou o governo a enviar navios e aviões para a área em torno delas como um desafio ao controle japonês.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)ChinaJapãoDonald Trump

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo