Mundo

China diz que capturou drone dos EUA por segurança

País asiático também confirmou que vai devolver o drone submarino capturado no mar da China Meridional

Bandeira da China: país asiático criticou exagero dos Estados Unidos sobre apreensão (Thinkstock/Thinkstock)

Bandeira da China: país asiático criticou exagero dos Estados Unidos sobre apreensão (Thinkstock/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 18 de dezembro de 2016 às 09h32.

Última atualização em 18 de dezembro de 2016 às 09h36.

Pequim, 18 dez (EFE).- O Ministério da Defesa da China disse que a captura de um drone submarino americano por parte de um de seus navios militares se deveu a motivos de segurança e confirmou que devolverá o aparelho em resposta ao pedido do Pentágono.

Em comunicado divulgado no final do sábado, o porta-voz do Ministério da Defesa chinês Yang Yujun acusou também o Pentágono de "exagerar" o incidente ocorrido nesta quinta-feira em águas do mar da China Meridional, algo que considerou "inadequado".

O Departamento de Defesa americano afirmou neste sábado que tinha chegado a um "entendimento" com Pequim para a devolução desse veículo não tripulado que, segundo Washington, se dedicava a trabalhos de pesquisa científica.

Yang explicou que um barco chinês que navegava pelo mar da China Meridional localizou na tarde da quinta-feira um aparelho não identificado e, para evitar que causasse algum dano à embarcação ou seus tripulantes, decidiu examiná-lo "de maneira profissional e responsável".

Uma vez realizadas essas comprovações, acrescentou o porta-voz chinês, se verificou que se tratava de um drone submarino dos Estados Unidos, por isso que, após entrar em contato com a parte americana, as autoridades do país aceitaram devolvê-lo.

O porta-voz de Defesa chinês lamentou que o Pentágono tornasse público o assunto "de forma unilateral" e "exagerando", o que, afirmou, não ajudou a resolver a disputa.

Yang criticou, além disso, que os EUA estão há algum tempo enviando navios e aviões de combate para realizar trabalhos de reconhecimento em águas chinesas. EFE

Acompanhe tudo sobre:ChinaDiplomaciaDronesEstados Unidos (EUA)Segurança pública

Mais de Mundo

Declaração final do G20 defende taxação de super-ricos e pede paz em Gaza e na Ucrânia

Governo Milei vira destaque no G20 ao questionar declaração final e fechar acordo sobre gás

Biden se atrasa e fica de fora da foto de família do G20

'Não é preciso esperar nova guerra mundial para mudar ordem internacional', diz Lula no G20