Mundo

China discorda que TPI apure denúncia contra Coreia do Norte

Assembleia Geral da ONU condenou na quinta-feira a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte e pediu para que Pyongyang seja levado ante o TPI


	Assembleia Geral das Nações Unidas condenou na quinta-feira a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte e pediu para que Pyongyang seja levado ante o TPI
 (Reuters)

Assembleia Geral das Nações Unidas condenou na quinta-feira a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte e pediu para que Pyongyang seja levado ante o TPI (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 10h59.

A China se opôs nesta sexta-feira que a Coreia do Norte seja denunciada ao Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade, como pediu a Assembleia Geral da ONU, já que, segundo Pequim, isso não resolverá nada.

A Assembleia Geral das Nações Unidas condenou na quinta-feira a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte e pediu para que Pyongyang seja levado ante o TPI.

"O Conselho de Segurança não é o lugar adequado para falar de direitos humanos. E ir ao Tribunal Penal Internacional não resolverá qualquer problema", afirmou Qin Gang, porta-voz da chancelaria chinesa. "Nossa posição é que os países devem resolver suas divergências sobre direitos humanos através do diálogo construtivo e das negociações", acrescentou.

A resolução não-vinculante foi aprovada por 116 votos contra 20 e 52 abstenções entre os 193 países membros.

A resolução solicita que o Conselho de Segurança leve a Coreia do Norte ante o TPI e que considere sanções específicas contra os líderes de Pyongyang por causa da repressão contra seus cidadãos.

Patrocinada por 62 países, a resolução se baseia no trabalho de uma comissão investigadora das Nações Unidas, que, em um relatório publicado em fevereiro passado, concluiu que a Coreia do Norte cometeu abusos contra os direitos humanos "sem paralelo no mundo contemporâneo".

No entanto, não está claro se o Conselho de Segurança dará prosseguimento à resolução, já que se esperava que a China - principal aliado de Pyongyang - e a Rússia se opusessem ao envio da Coreia do Norte ao TPI.

O corpo executivo da ONU discutirá a respeito em sua reunião na segunda-feira, a primeira que tratará da questão dos direitos humanos no país comunista, mas não é esperada uma decisão nessa sessão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCoreia do NorteCrimeDireitos Humanos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado