Mundo

China destitui Bo Xilai, chefe do PC em Chongqing

Bo Xilai teve a carreira abalada em fevereiro passado, com a queda de seu adjunto

Ele pretendia reviver em Chongqing o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung (Feng Li/Getty Images)

Ele pretendia reviver em Chongqing o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de março de 2012 às 07h56.

Pequim - Bo Xilai, o polêmico chefe do Partido Comunista do município autônomo de Chongqing, uma das maiores cidades da China, foi destituído do cargo, informou nesta quinta-feira a agência Nova China.

Bo Xilai, que ambicionava entrar no Comitê Permanente do Bureau Político do Partido Comunista Chinês (PCC), teve a carreira abalada em fevereiro passado, com a queda de seu adjunto.

O carismático Bo Xilai foi substituído por Zhang Dejiang, um vice-premier considerado conservador. A decisão de nomeá-lo foi tomada pelo Comitê Central do PCC, informou a Nova China um dia após a plenária anual do Parlamento.

Bo Xilai ficou conhecido por ser o arquiteto da espetacular transformação de Chongqing, uma cidade de 33 milhões de habitantes convertida em importante centro econômico da China e apresentada como a maior megalópole do planeta.

Ex-ministro do Comércio, Bo Xilai liderou uma vigorosa campanha contra as máfias em Chongqing, onde pretendia reviver o ideal revolucionário mais de 30 anos após a morte de Mao Tse Tung.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁsiaChinaComunismoCensuraOposição política

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky