Mundo

China declara apoio à resolução da Liga Árabe sobre a Síria

O plano exige que o governo da Síria e a oposição cooperem com os esforços dos mediadores árabes e das Nações Unidas

Militantes do Exército Sírio Livre na cidade de Idlib, noroeste da Síria: a resolução, segundo a China, pode ter um impacto positivo ao suavizar a tensão atual (Bulent Kilic/AFP)

Militantes do Exército Sírio Livre na cidade de Idlib, noroeste da Síria: a resolução, segundo a China, pode ter um impacto positivo ao suavizar a tensão atual (Bulent Kilic/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2012 às 08h46.

Pequim - A China expressou nesta segunda-feira seu apoio à resolução dos ministros de Relações Exteriores da Liga Árabe que urge que o governo da Síria e a oposição cooperem com os esforços dos mediadores árabes e das Nações Unidas.

'A resolução mostra o desejo dos países árabes e da Liga Árabe de resolver o conflito sírio por meios políticos', afirmou hoje o porta-voz oficial do Ministério de Relações Exteriores chinês, Liu Weimin, em entrevista coletiva.

Sobre a fórmula de cinco pontos estipulada pelo enviado especial da ONU, Kofin Annan, e pela Liga Árabe, Liu destacou que 'é realista e positiva' e que a China encoraja a comunidade internacional a fortalecer a comunicação e coordenação sobre o conflito.

A resolução, segundo Liu, pode ter um impacto positivo ao suavizar a tensão atual, além de ampliar o consenso entre todas as partes afetadas.

Na sua visita de dois dias à Síria, Annan se reuniu com o presidente Bashar al Assad e com o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e apresentou diversas propostas para acabar com a violência, permitir a ajuda humanitária, libertar presos e iniciar um diálogo político inclusivo.

Liu disse hoje que a China mantém uma atitude 'aberta e positiva' em relação a 'qualquer proposta e medida que conduza a uma solução política do conflito sírio'.

'A China trabalhará com a comunidade internacional para promover a solução justa, pacífica e adequada do conflito sírio', acrescentou Liu, ressaltando os 'esforços construtivos de Annan' na promoção de uma solução política à crise.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaGuerrasOposição políticaSíria

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana