Mundo

China dá aval a maior represa de hidrelétrica do país

Ministério do Meio Ambiente deu aval para construção apesar de reconhecer que ela terá impacto em plantas e em peixes raros


	Rio Dadu: represa servirá a usina de Shuangjiangkou no rio do sudoeste da província de Sichuan
 (Creative Commons/Pauk)

Rio Dadu: represa servirá a usina de Shuangjiangkou no rio do sudoeste da província de Sichuan (Creative Commons/Pauk)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 09h20.

Pequim - O Ministério do Meio Ambiente da China deu aval para a construção do que será a maior represa de hidrelétrica do país, apesar de reconhecer que ela terá impacto em plantas e em peixes raros.

A represa, com uma altura de 314 metros, servirá a usina de Shuangjiangkou no rio Dadu no sudoeste da província de Sichuan.

A ser construída ao longo de 10 anos por uma subsidiária da empresa de energia estatal Guodian Group, espera-se que a unidade custe 24,68 bilhões de iuanes (4,02 bilhões de dólares).

O ministério informou em comunicado divulgado no final da terça-feira que a avaliação de impacto ambiental reconheceu que o projeto terá impacto negativo em peixes raros e na flora da região, além de afetar uma reserva natural local.

Os desenvolvedores do projeto, de acordo com a pasta, prometeram adotar "contramedidas" para mitigar os efeitos. O projeto ainda precisa do aval formal do Conselho de Estado, o gabinete chinês.

A China quer elevar a parcela de combustíveis não-fósseis em seu mix energético para 15 por cento até 2020, contra 9,4 por cento em 2011. A energia hidrelétrica deve fazer a maior contribuição para esse esforço.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaEnergia elétricaHidrelétricas

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia