Mundo

China critica visita de autoridade do Pentágono a Taiwan

Os comentários do Escritório de Assuntos relacionados a Taiwan expõem a dramática deterioração nas relações entre China e Washington por causa de Taiwan

Zhu Fenglian, disse que a China "se opõe de forma resoluta a qualquer interação oficial e colaboração militar" entre EUA e Taiwan (VCG/Getty Images)

Zhu Fenglian, disse que a China "se opõe de forma resoluta a qualquer interação oficial e colaboração militar" entre EUA e Taiwan (VCG/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 22 de fevereiro de 2023 às 10h46.

A China criticou duramente nesta quarta-feira, 22, a recente visita de um alto funcionário do Pentágono a Taiwan e reafirmou que impôs sanções às americanas Lockheed Martin e Raytheon por fornecerem equipamentos militares à ilha. Os comentários do Escritório de Assuntos relacionados a Taiwan expõem a dramática deterioração nas relações entre China e Washington por causa de Taiwan, questões tecnológicas, alegações de espionagem e, cada vez mais, a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Questionada sobre a visita relatada por Michael Chase, vice-secretário assistente de Defesa do Pentágono para a China, a porta-voz do escritório, Zhu Fenglian, disse que a China "se opõe de forma resoluta a qualquer interação oficial e colaboração militar" entre EUA e Taiwan.

Segundo Zhu, esforços do governista Partido Democrático Progressista, de Taiwan, para consolidar a independência da ilha com auxílio estrangeiro estão "fadados ao fracasso". A China considera Taiwan parte de seu território. Os dois lados se afastaram em meio a uma guerra civil em 1949, e o Partido Comunista da China nunca teve controle sobre a ilha.

Procurado pela reportagem, um porta-voz do Pentágono não comentou sobre a visita de Chase, mas reiterou que "nosso compromisso com Taiwan é sólido e contribui para a manutenção da paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e na região"

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Taiwan

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia