Mundo

China criará fundo de US$40 bi para interligação na Ásia

O objetivo do fundo é "quebrar o gargalo de conectividade" na Ásia, segundo afirmou a mídia estatal citando o presidente Xi Jinping


	O presidente da China, Xi Jinping: No mês passado, ele revelou o lançamento do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura
 (Jorge Silva/Reuters)

O presidente da China, Xi Jinping: No mês passado, ele revelou o lançamento do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (Jorge Silva/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2014 às 08h42.

PEQUIM - A China vai contribuir com 40 bilhões de dólares para a criação de um fundo de infraestrutura que incentive a conectividade na Ásia, afirmou o presidente Xi Jinping neste sábado, no mais recente plano chinês para projetar seu crescimento.

A China já promoveu esforços de concessão de incentivos financeiros e comerciais, principalmente para a Ásia Central, mas também para países no sul da Ásia, apoiando trabalhos para ressuscitar a antiga Rota da Seda, por onde riquezas entre o país e o Mediterrâneo circulavam.

O objetivo do fundo é "quebrar o gargalo de conectividade" na Ásia, afirmou a mídia estatal citando Xi, durante encontro de líderes de Bangladesh, Cambodja, Laos, Mongólia, Mianmar, Paquistão e Tadjiquistão, em Pequim.

O fundo da Rota da Seda será "aberto" e aceitará investidores da Ásia e de outras partes que participem "ativamente" do projeto, disse Xi, segundo a imprensa estatal chinesa, antes da cúpula de Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), que também será realizada em Pequim.

No mês passado, Xi revelou o lançamento do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, apoiado pela China e com recursos de 50 bilhões de dólares. A instituição foi considerada como uma rival ao Banco Mundial e ao Banco de Desenvolvimento Asiático, ambas entidades multilaterais que contam com os Estados Unidos e seus aliados como maiores financiadores.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasÁsiaChina

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação