Mundo

China considera Chávez um grande líder e amigo

O presidente chinês Hu Jintao e seu sucessor designado, Xi Jinping, líder do Partido Comunista Chinês, enviaram cada um a Caracas uma mensagem de condolências

Homem caminha ao lado de pinturas de Hugo Chavez e Simon Bolivar em Caracas (AFP / Geraldo Caso)

Homem caminha ao lado de pinturas de Hugo Chavez e Simon Bolivar em Caracas (AFP / Geraldo Caso)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 09h16.

Pequim - O governo da China afirmou nesta quarta-feira que considera o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez "um grande amigo", que estreitou as relações comerciais entre os dois países.

"O presidente Chávez foi um grande líder da Venezuela e um grande amigo do povo chinês. Contribuiu de forma importante para as relações amistosas e frutíferas entre China e Venezuela", declarou Hua Chunying, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.

O presidente chinês Hu Jintao e seu sucessor designado, Xi Jinping, líder do Partido Comunista Chinês, enviaram cada um a Caracas uma mensagem de condolências, informou a porta-voz.

A cooperação entre Caracas e Pequim aumentou consideravelmente nos últimos anos, com a assinatura de acordos de bilhões de dólares nas áreas de petróleo, energia, construção, indústria e tecnologia.

Pequim estabeleceu uma linha de crédito de 30 bilhões de dólares a Venezuela, que vende 640.000 barris de petróleo por dia aos chineses. Desta quantidade, 264.000 correspondem ao pagamento da dívida.

Depois de 14 anos no poder, Hugo Chávez faleceu na terça-feira em Caracas aos 58 anos, vítima de um câncer diagnosticado em 2011.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaÁsiaChinaMortesVenezuelaHugo Chávez

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC