Para o ministério das Relações Exteriores do país asiático, a medida é "exagerada" e representa uma "manipulação política" (Anadolu Agency/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 10 de fevereiro de 2023 às 15h02.
A China criticou veementemente uma resolução aprovada na Câmara dos Representantes dos EUA que condena Pequim por um suposto balão espião chinês abatido sobre águas americanas nesta semana. Para o ministério das Relações Exteriores do país asiático, a medida é "exagerada" e representa uma "manipulação política".
"A China está fortemente insatisfeita com isso e se opõe firmemente a isso", disse o porta-voz do ministério, Mao Ning, a repórteres em uma coletiva diária.
A resolução, aprovada por unanimidade na ontem, condenou a China por uma "violação descarada" da soberania dos EUA e esforços para "enganar a comunidade internacional por meio de falsas alegações sobre suas campanhas de coleta de informações".
A China insiste que o objeto era um balão meteorológico civil que foi desviado do curso, mas não disse a quem pertencia ou ofereceu outros detalhes.