Mundo

China busca elevar descobertas de petróleo

Expectativa assume a descoberta de uma média de 1,3 bilhão de toneladas de novos depósitos geológicos

As estimativas do governo chinês e da indústria sobre as reservas de petróleo e commodities geralmente diferem do ocidente (Joe Raedle/Getty Images)

As estimativas do governo chinês e da indústria sobre as reservas de petróleo e commodities geralmente diferem do ocidente (Joe Raedle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 16h10.

Pequim - A China pretende descobrir 6,5 bilhões de toneladas em reservas domésticas de petróleo, nos próximos cinco anos, segundo relatório do Ministério de Terras e Recursos, divulgado nesta sexta-feira.

A projeção assume a descoberta de uma média de 1,3 bilhão de toneladas de depósitos geológicos comprovados de petróleo por ano, pouco acima das descobertas feitas nos últimos anos.

A China registrou ter encontrado 1,15 bilhão de toneladas de reservas de petróleo em 2010 e 1,12 bilhão de toneladas em 2009.

O maior consumidor de energia do mundo também tem como meta a descoberta de 3,5 trilhões de metros cúbicos em reservas de gás natural e 300 bilhões de toneladas de carvão, de 2011 a 2015, de acordo com o relatório divulgado em site sobre a indútria (www.china5e.com).

O governo também visa descobrir 10 bilhões de toneladas em depósitos de minério de ferro, 15 milhões de toneladas de cobre e 1.600 toneladas em reservas de ouro.

Apesar de o governo se orgulhar por ter grandes reservas de vários recursos minerais e ser o maior produtor mundial de muitas commodities, o rápido desenvolvimento econômico gerou um aumento da demanda por matérias-primas, transformando o país em grande importador de energia e commodities.

As estimativas do governo chinês e da indústria sobre as reservas de petróleo e commodities geralmente diferem daquelas do ocidente, que possuem definições rígidas para deixar claro quanto de um recurso é esperado para ser produzido durante o tempo de vida do campo.

Acompanhe tudo sobre:PetróleoIndústria do petróleoIndústrias em geralÁsiaChinaEnergiaIndústria

Mais de Mundo

'Tudo o que fiz foi PERFEITO': Trump comemora após corte de NY anular multa bilionária por fraude

Uganda confirma acordo com EUA para transferir imigrantes em situação irregular

Europa deve assumir 'maior parte do fardo' da segurança da Ucrânia, diz vice de Trump

Egito acusa Israel de ignorar proposta de trégua em Gaza aceita pelo Hamas