Mundo

China aumenta nível de alerta nos aeroportos sem citar o motivo

Turistas enfrentaram atrasos e perdas de voos pelo aumento do controle aéreo chinês

A principal consequência deste aumento no nível de alerta é que os controles de bagagens de mão são feitos de forma mais minuciosa (Feng Li/Getty Images)

A principal consequência deste aumento no nível de alerta é que os controles de bagagens de mão são feitos de forma mais minuciosa (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2011 às 05h53.

Pequim - A China aumentou o nível de alerta em todos seus aeroportos do grau 1 para o 2 (estado de vigilância) sem citar o motivo de tal medida e provocando confrontos entre viajantes e forças de segurança por causa dos atrasos e perdas de voos ocasionadas pelos controles.

Segundo declarou à Agência Efe uma empregada da segurança aeroportuária, a medida "veio imposta" do Governo e sua aplicação "teve de ser imediata", por isso que se formaram longas filas de viajantes, alguns dos quais protagonizaram violentos episódios.

"Já vi três brigas aqui e me parece normal. Levamos mais de uma hora esperando para passar o controle de bagagens e ninguém nos explica por que demoram tanto nem o que fazer se perdermos os voos", declarou um viajante ao "China Daily".

A principal consequência deste aumento no nível de alerta é que os controles de bagagens de mão são feitos de forma mais minuciosa e se inspecionam de forma obrigatória elementos como os calçados, ao mesmo tempo em que se obriga a abrir todas as bagagens, o que desacelera de forma notável o processo.

O novo estado de vigilância, segundo as mesmas fontes, se prolongará durante os próximos dias à espera de um anúncio oficial que explique os motivos da mudança.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosÁsiaAviaçãoChinaSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Zelensky critica tentativas de China e Brasil de impor novo plano de paz

Consumidores dos EUA começam a procurar porções menores nos restaurantes, diz relatório do setor

Exército de Israel diz que tropas devem ficar prontas para uma possível entrada no Líbano

"Aumento do nível do mar modificará economia, política e segurança", alerta chefe da ONU