Mundo

China anuncia novo embaixador para o Brasil

Li Jinzhang, segundo vice-ministro das Relações Exteriores, foi nomeado pelo governo chinês como embaixador

Para diplomatas brasileiros, a escolha indica a importância que o Brasil representa para o governo chinês ao escolher o segundo nome do ministério (Feng Li/Getty Images)

Para diplomatas brasileiros, a escolha indica a importância que o Brasil representa para o governo chinês ao escolher o segundo nome do ministério (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2012 às 07h58.

Brasília – O governo da China nomeou como embaixador no Brasil o segundo vice-ministro das Relações Exteriores, Li Jinzhang. Na hierarquia do ministério, Li Jinzhang, de 57 anos, era o segundo dos sete vice-ministros. Ele ocupou vários postos em países sul-americanos. Também foi diretor do Departamento de Assuntos Latino-Americanos do Ministério das Relações Exteriores da China.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, desde 2009 a embaixada em Brasília é ocupada por profissionais mais gabaritados do governo chinês. Para diplomatas brasileiros, a escolha de Jinzhang indica a importância que o Brasil representa para o governo chinês ao escolher o segundo nome do ministério.

Nos últimos anos, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos. O Brasil e a China integram o bloco de economias emergentes, o Brics, do qual também fazem parte a Rússia, a Índia e a África do Sul. A próxima reunião do grupo será na Índia em março.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaChinaDados de BrasilDiplomacia

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump