Mundo

China alerta autoridades a não acobertar corrupção

Autoridades irão perseguir membros do governo que escondem atos de corrupção


	Corrupção: ao menos 20 ativistas que tem pressionado autoridades a revelar seu patrimônio foram presos
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Corrupção: ao menos 20 ativistas que tem pressionado autoridades a revelar seu patrimônio foram presos (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 09h46.

Pequim - Autoridades chinesas alertaram que irão perseguir membros do governo que escondem atos de corrupção, noticiou a mídia estatal nesta terça-feira, no mais recente esforço para conter a disseminação de desvios.

No entanto, o Partido Comunista não tem demonstrado nenhum sinal de que vai estabelecer um órgão independente para combater a corrupção e ao menos 20 ativistas que tem pressionado autoridades a revelar seu patrimônio foram presos, com dois sendo condenados e um terceiro cumprindo pena de reclusão.

A Comissão Central para Inspeção da Disciplina, um braço do regulador anticorrupção da China, disse que investigadores deveriam abrir inquérito sobre envolvidos em corrupção, além de supervisionar membros do Partido Comunista e investigadores locais.

"Autoridades devem investigar os responsáveis, assim como o envolvimento de líderes de destaque, incluindo membros dos comitês do partido e dos comitês de inspeção disciplinar", disse uma unidade de pesquisa que integra o órgão disciplinar, de acordo com a agência oficial Xinhua.

"Eles devem deixar claro se a autoridade de liderança tomou a iniciativa de descobrir e investigar de modo resoluto ou... foi negligente no dever ou mesmo ocultou problemas disciplinares ou blindou (responsáveis)", acrescentou.

Em alguns casos, esse tipo de corrupção foi revelada somente quando autoridades foram promovidas, o que "prejudica gravemente a confiança no partido", disse o órgão.

Não ficou imediatamente claro se os comentários representam uma política de governo ou apenas recomendações, ou se alguma punição aguarda autoridades que sejam consideradas culpadas de desvios de conduta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCorrupçãoEscândalosFraudes

Mais de Mundo

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia

Multidão, caos e homens armados na entrega das reféns em Gaza

Salvadorenhos protestam contra lei de mineração de Bukele

Primeiras reféns libertadas durante trégua com o Hamas em Gaza chegam a Israel