Mundo

China acusa Vietnã de conivência com protestos contra Pequim

Pequim acusou o governo vietnamita de conivência com os participantes nos protestos contra a China dos últimos dias no Vietnã

Manifestantes vietnamitas protestam contra China: distúrbios começaram na terça (Le Quang Nhat/AFP)

Manifestantes vietnamitas protestam contra China: distúrbios começaram na terça (Le Quang Nhat/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2014 às 09h03.

Pequim - Pequim acusou nesta quinta-feira o governo vietnamita de "conivência" com os participantes nos protestos contra a China dos últimos dias no Vietnã, que terminaram com um chinês morto e quase 100 feridos.

A explosão da violência contra fábricas e escritórios de empresas chinesas "está relacionado diretamente com a indulgência do governo vietnamita e sua conivência com parte das forças contrárias À China locais e dos provocadores de distúrbios", declarou Hua Chunying, porta-voz da diplomacia chinesa.

Os distúrbios, que começaram na terça-feira no sul do Vietnã, foram provocados pela instalação de uma plataforma de petróleo chinesa em águas reivindicadas pelas autoridades vietnamitas.

A violência contra contra fábricas e empresas consideradas chinesas atingiu 22 das 63 províncias do Vietnã.

O governo vietnamita enfrentou protestos sem precedentes em várias décadas.

Segundo a agência estatal chinesa Xinhua, 10 funcionários chineses desapareceram nesta quinta-feira após ataques contra quatro empresas da província de Ha Tinh (centro), a 500 km de Hanói.

"Até o momento perdemos o contato com 10 funcionários e outros 55 foram feridos", afirmou à agência um representante da empresa mais afetada, a China 19th Metallurgical Corporation.

"Invadiram nossos escritórios, destruíram e saquearam nossas unidades e incendiaram nosso prédio de dormitórios", afirmou o diretor de outra empresa, também citado pela Xinhua.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaProtestosProtestos no mundoChinaVietnã

Mais de Mundo

Decisão da venda de chips da Nvidia à China está na mesa de Trump, diz secretário

Vulcão na Etiópia entra em erupção pela 1ª vez após quase 12 mil anos

Trump diz que visitará China em abril após 'ótima conversa' com Xi

EUA designa Cartel de los Soles, da Venezuela, como organização terrorista