Mundo

China abre mercado de câmbio à moeda russa

O rublo se junta a outras seis moedas que podem ser transacionadas no bastante controlado mercado de câmbio externo chinês

Abertura do mercado de câmbio é vista como um movimento do governo chinês para internacionalizar o iuane (Cancan Chu/Getty Images)

Abertura do mercado de câmbio é vista como um movimento do governo chinês para internacionalizar o iuane (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2010 às 10h14.

Pequim - A China abriu hoje seu mercado doméstico de câmbio para o rublo da Rússia, no mais recente movimento para estimular o uso do iuane em acordos comerciais entre fronteiras e internacionalizar a moeda chinesa. O começo das transações do rublo ante o iuane coincide com a visita do primeiro-ministro Wen Jiabao à Rússia, onde ficará até quarta-feira.

O rublo se junta a outras seis moedas - dólar, dólar de Hong Kong, iene, euro, libra e ringgit da Malásia - que podem ser transacionadas no bastante controlado mercado de câmbio externo chinês. Segundo analistas, o movimento é em grande parte simbólico, já que as transações entre as duas moedas provavelmente serão muito pequenas no curto prazo.

Pequim abriu o mercado para o ringgit em agosto deste ano, mas operadores afirmam que não houve praticamente nenhuma transação concluída entre as duas moedas em razão de questões técnicas e da falta de demanda. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaCâmbioMoedasChinaRússiaIuane

Mais de Mundo

EUA exigem redes sociais em "modo público" para vistos estudantis

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'