Mundo

Chilenos aprovam reforma que eleva impostos sobre empresas

Deputados referendaram por uma ampla maioria o pacote de medidas que pretende arrecadar US$8,2 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2014 às 08h18.

Santiago - A ambiciosa reforma tributária que o Governo chileno pretende implementar passou na quarta-feira à noite pelo primeiro obstáculo, ao ser aprovado na Câmara dos Deputados um aumento no imposto sobre as grandes empresas e alterações na tributação de seus rendimentos.

Depois de uma maratônica discussão, os deputados referendaram por uma ampla maioria o pacote de medidas que pretende arrecadar 8,2 bilhões de dólares ou o equivalente a 3 por cento do Produto Interno Bruto para financiar mudanças profundas na educação e melhorias na saúde.

"Hoje celebramos porque demos um passo muito importante (...) e é uma realidade cada vez mais próxima que em 2014 estaremos implementando a reforma para cumprir os sonhos do país", disse a jornalistas o ministro da Fazenda, Alberto Arenas.

Além da melhora na educação e do fortalecimento das finanças, o governo da presidente socialista Michele Bachelet busca o crescimento mais equitativo para enfrentar a desigualdade em um dos países com pior distribuição de riqueza na América Latina.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileImpostosLeãoMichelle Bachelet

Mais de Mundo

Biden diz a Trump que os migrantes são o "sangue" dos Estados Unidos

Incêndios devastam quase 95 mil hectares em Portugal em 5 dias

Relatório da ONU e ONGs venezuelanas denunciam intensificação de torturas nas prisões do país