Mundo

Chile inaugura estádio Elías Figueroa para Copa América

O estádio foi ampliado para receber 23 mil torcedores e submetido a uma profunda remodelação para atender os padrões da Fifa


	Bola: a inauguração do estádio será encerrada nesta noite com um amistoso entre o Santiago Wanderers e um combinado de jogadores da equipe sub-23 do Inter
 (Reprodução/Facebook)

Bola: a inauguração do estádio será encerrada nesta noite com um amistoso entre o Santiago Wanderers e um combinado de jogadores da equipe sub-23 do Inter (Reprodução/Facebook)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 15h47.

Santiago do Chile - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, inaugurou nesta quarta-feira o remodelado estádio Elías Figueroa na cidade de Valparaíso, que leva o nome do ex-jogador apontado como o melhor de todos os tempos da seleção chilena.

O estádio, conhecido popularmente como Playa Ancha, foi ampliado para receber 23 mil torcedores e submetido a uma profunda remodelação para atender os padrões da Fifa e receber alguns jogos da Copa América que será disputada no Chile no ano que vem.

Nesse estádio joga o Santiago Wanderers da primeira divisão do futebol chileno, equipe na qual Figueroa jogou nos anos 1960 antes de ser contratado pelo Peñarol, do Uruguai.

A inauguração contou com a presença do ministro de Esportes, Gabriel Ruiz Tagle; o presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP), Sergio Jadue, de Elías Figueroa e do elenco completo do Santiago Wanderers.

Piñera disse que o novo estádio estará "a serviço de toda a comunidade" de Valparaíso, uma cidade que fui pioneira no Chile em muitos aspectos.

"O Wanderers foi o primeiro time profissional do Chile; este foi o primeiro estádio do Chile; em Valparaíso surgiu a primeira Bolsa de Comércio, o primeiro jornal, e isso dava a impressão que tudo acontecia em Valparaíso", declarou o presidente.

Piñera também destacou a figura de Figueroa, um jogador cuja presença "não passava despercebida" e que "deixava marca" nas equipes onde jogava.

O ex-zagueiro, que também foi ídolo no Internacional, jogou as Copas da Inglaterra (1966), Alemanha (1974) e Espanha (1982); a primeira delas com 20 anos.

A inauguração do estádio será encerrada nesta noite com um amistoso entre o Santiago Wanderers e um combinado de jogadores da equipe sub-23 do Inter. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileEsportesEstádiosFifaFutebol

Mais de Mundo

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse

México devolverá a países de origem migrantes afetados pelas restrições de Trump