Santiago: Capital chilena em alerta após roubo de caminhonete com substância altamente radioativa (Chile/Wikimedia Commons)
Reuters
Publicado em 19 de julho de 2019 às 16h16.
Santiago — O que parecia um caso simples de roubo de carro em Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira se tornou mais grave quando as autoridades disseram que o veículo carregava uma substância radioativa perigosa.
A agência nuclear chilena, CCHEN, disse que o veículo roubado, um caminhão, transportava uma peça de equipamento radiográfico industrial chamada SENTINEL 880, "que contém a substância radioativa irídio-192".
O irídio-192 é um isótopo radioativo do elemento químico irídio, segundo o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos. Doses altas de irídio-192 são usadas para tratar tumores. A substância também é usada em sistemas clínicos de raio-X.
"Não toquem, manipulem ou tentem utilizar o dispositivo, já que ele pode causar sérios efeitos de saúde", disse o CCHEN em um comunicado.
A agência publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter e recomendou que qualquer pessoa que aviste a peça ou o veículo roubado ligue imediatamente para a polícia ou o corpo de bombeiros local.
Se informa que portonazo afectó a camioneta (Chevrolet Silverado KLBB 6) que contiene equipo de iridio-192. El hecho, ocurrido en acceso a Cervecerías Chile en #Quilicura, fue denunciado a @Carabdechile. Quien tenga información, favor contactar a fonos +56993194369 +56981988754 pic.twitter.com/5pRm8iRSGX
— CCHEN Nuclear 🇨🇱 (@cchen_gob) July 19, 2019