Mundo

Chile é candidato unânime ao Conselho de Segurança da ONU

A eleição será em outubro, em Nova York, e o mandato tem duração de dois anos. O Conselho tem 15 membros, dos quais dez são não permanentes


	"Nenhum outro país do continente vai se apresentar e, mais ainda, a região vai apresentar o Chile como seu único candidato nessa eleição", acrescentou Moreno
 (AFP)

"Nenhum outro país do continente vai se apresentar e, mais ainda, a região vai apresentar o Chile como seu único candidato nessa eleição", acrescentou Moreno (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 19h17.

O Chile será apresentado como único candidato da região América Latina e Caribe para integrar o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), como membro não permanente, no período 2014-2015, informou o chanceler Alfredo Moreno nesta terça-feira.

"Todos os países assinaram o acordo, sem exceção, de que o Chile é o único candidato", disse.

"Nenhum outro país do continente vai se apresentar e, mais ainda, a região vai apresentar o Chile como seu único candidato nessa eleição", acrescentou o diplomata.

A eleição será em outubro, em Nova York, e o mandato tem duração de dois anos. O Conselho tem 15 membros, dos quais dez são não permanentes.

Para que a eleição do Chile seja ratificada, o país deve ser eleito por dois terços da Assembleia Geral das Nações Unidas.

O Chile já fez parte do conselho em quatro ocasiões. A última vez foi no período 2003-2004.

"As possibilidades do nosso país têm aumentado extraordinariamente, e acho que vamos ter a chance de poder participar", afirmou Moreno.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaConselho de Segurança da ONUDiplomacia

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA