Mundo

Chile criará área marinha protegida na Ilha de Páscoa

"Estamos comprometidos com a criação de áreas protegidas nas ilhas de Rapa Nui (Ilha de Páscoa) adicionais às já existentes", afirmou Bachelet


	Estátuas na Ilha de Páscoa: a área protegida será de aproximadamente 720.000 km2, "que cercam esta ilha icônica conhecida em todo o mundo como a Ilha de Páscoa"
 (Ian Sewell/Wikipedia/Divulgação)

Estátuas na Ilha de Páscoa: a área protegida será de aproximadamente 720.000 km2, "que cercam esta ilha icônica conhecida em todo o mundo como a Ilha de Páscoa" (Ian Sewell/Wikipedia/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2015 às 12h08.

O Chile criará uma extensa área de proteção ambiental na Ilha de Páscoa, um território insular chileno no meio do Oceano Pacífico, informou nesta segunda-feira a presidente Michelle Bachelet ao inaugurar a conferência "O nosso oceano".

"Estamos comprometidos com a criação de áreas protegidas nas ilhas de Rapa Nui (Ilha de Páscoa) adicionais às já existentes", afirmou Bachelet na cerimônia de abertura da reunião neste balneário localizado 120 km a oeste de Santiago.

A área protegida, que segundo os acordos internacionais deve ser submetida à aprovação da comunidade indígena Rapa Nui, vai incluir uma área de aproximadamente 720.000 km2, "que cercam esta ilha icônica do nosso país conhecida em todo o mundo como a Ilha de Páscoa", declarou a presidente chilena.

As águas da Ilha de Páscoa são consideradas um verdadeiro "oásis" de nutrientes em uma área do Oceano Pacífico onde a água é muito pobre em alimentos.

"Esta área tem as únicas fontes hidrotermais em águas chilenas. Sua composição mineral e temperatura permite que muitas espécies vivam em ambientes extremos", explicou a organização de conservação "The Pew Charitables Trusts".

O lugar "é de grande importância para a desova de muitas espécies, incluindo o atum, tubarão, marlin e peixe espada. Sua proteção em grande escala iria preservar cerca de 142 espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo".

"Mundialmente famosa por suas estátuas Moai, a Ilha de Páscoa será agora conhecida como líder global na conservação do oceano", disse Joshua S. Reichert, da organização Pew, que liderou os esforços para proteger o parque marinho.

"Este parque marinho não só conservará muitas espécies marinhas, mas também as tradições de nossos antepassados" polinésios e do povo de Rapa Nui, afirmou por sua vez o prefeito da Ilha de Páscoa, Pedro Edmunds Paoa, em um comunicado distribuído pela organização Pew.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaChileMeio ambiente

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia