Mundo

Chegada de refugiados pelo mar bate recorde em outubro

Esse número de chegadas - em menos de um mês - corresponde por si só a 81% de todas as que ocorreram durante 2014


	Refugiados chegam a Ilha grega de Lesbos: desde o início de 2015, chegaram à Grécia, pelo Mediterrâneo, mais de 560 mil pessoas, enquanto na Itália desembarcaram quase 140 mil
 (Reuters / Yannis Behrakis)

Refugiados chegam a Ilha grega de Lesbos: desde o início de 2015, chegaram à Grécia, pelo Mediterrâneo, mais de 560 mil pessoas, enquanto na Itália desembarcaram quase 140 mil (Reuters / Yannis Behrakis)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2015 às 11h20.

Genebra - Durante o atual mês de outubro, a chegada de refugiados e imigrantes através do Mar Mediterrâneo à Europa superaram as registradas em qualquer mês anterior, com 179.470, disse nesta terça-feira a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Esse número de chegadas - em menos de um mês - corresponde por si só a 81% de todas as que ocorreram durante 2014, precisou o porta-voz do organismo, Adrian Edwards, em entrevista à imprensa em Genebra.

A Organização Internacional de Migrações (OIM) disse que, apesar das más condições do mar, seu pessoal verificou que as chegadas diárias de refugiados e imigrantes seguem sendo elevadas.

No sábado passado, 5.239 pessoas cruzaram à Grécia desde a Turquia e 4.199 no dia seguinte, frente aos picos de mais de 9 mil chegadas da semana passada.

Segundo a OIM, desde o início de 2015, chegaram à Grécia, pelo Mediterrâneo, mais de 560 mil pessoas, enquanto na Itália desembarcaram quase 140 mil.

O porta-voz da organização, Joel Millman, comunicou que os mortos nessas travessias foram 3.257 nesse mesmo período, o que significa uma dezena de mortes por dia.

Perguntado sobre se este dado evidência o fracasso da operação de resgate no Mediterrâneo lançado pela União Europeia, Millman considerou que estas mortes não podem ser colocadas sobre as costas deste bloco de países, mas "de toda a comunidade internacional".

"Cada esforço (a favor dos resgates) é um passo para frente e contamos com isso", comentou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaRefugiados

Mais de Mundo

Agenda do G20 no Brasil entra na reta final; veja o que será debatido entre os líderes globais

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social