Mundo

Chegada de imigrantes à Europa cresce 46% em fevereiro

O aumento mensal se deve essencialmente ao aumento das chegadas de imigrantes no litoral italiano, que foi de cerca de 9 mil pessoas

Imigração: cidadãos de Guiné e Bangladesh foram as duas principais nacionalidades entre esses imigrantes (Alberto Pizzoli/AFP)

Imigração: cidadãos de Guiné e Bangladesh foram as duas principais nacionalidades entre esses imigrantes (Alberto Pizzoli/AFP)

E

EFE

Publicado em 15 de março de 2017 às 18h34.

Varsóvia - Mais de 10.900 imigrantes chegaram à Europa durante fevereiro através das principais rotas em direção ao continente, segundo a Agência Europeia de Fronteiras (Frontex), o que representa apenas 10% do registrado no mesmo período do ano passado, mas um aumento de 46% em relação à janeiro.

O aumento mensal se deve essencialmente ao aumento das chegadas de imigrantes no litoral italiano, que foi de cerca de 9 mil pessoas, mais do que o dobro registrado em janeiro, apesar das condições meteorológicas ruins no Mar Mediterrâneo.

Cidadãos de Guiné e Bangladesh foram as duas principais nacionalidades entre esses imigrantes. Enquanto a maioria dos refugiados africanos chegam à Líbia por terra, os bengaleses utilizam a via área.

A Frontex explicou que os bengaleses costumam chegar a Trípoli com um visto de trabalho. Depois, pagam uma das redes de traficantes para conseguir chegar ao litoral e continuar a viagem à Itália.

Por outro lado, o número de imigrantes que chegaram às ilhas gregas caiu em fevereiro, totalizando pouco mais de mil, o que representa uma queda de 33% em relação ao mês anterior.

A rota terrestre através da Grécia continental e a Bulgária também registrou uma tendência similar, com a chegada de apenas 180 pessoas em fevereiro.

No caminho dos Bálcãs, a Frontex detectou durante fevereiro pouco menos de 1.000 cruzamentos ilegais na fronteira, o que representa uma queda de 36% em termos mensais e menos de 3% do número registrado no mesmo período de 2016.

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigração

Mais de Mundo

Após conversa de Trump e Milei, EUA negociam US$ 20 bilhões em trocas cambiais para Argentina

Primeiro-ministro do Japão sinaliza possível reconhecimento do Estado palestino em discurso na ONU

Após discursar na ONU, Lula participa de evento em defesa da democracia em Nova York

China renuncia ao tratamento especial nas negociações da OMC